Será que você precisa usar Tênis?

Antigamente quando eu era criança eu adorava correr descalço na grama, adorava furar o pé em pregos, cortava a sola no caco de vidro e rancava a tampa do dedão no asfalto jogando bola ou fazendo alguma criancisse.  Hoje em dia dificilmente vemos isso.  Na verdade hoje em dia eu percebo um excesso de proteção em cima das crianças.  Infelizmente sei que é culpa dos pais. Atualmente temos crianças fracas tanto fisicamente como mentalmente, e isso tudo por culpa da alimentação de hoje em dia e da falta de experiências que infelizmente impedimos de as crianças terem por culpa do nosso medo excessivo do perigos cotidiano que nos cerca. Este medo gera adultos medrosos e por isso nós protegemos sempre contra tudo! Inclusive o chão e o impacto.

Mas esta postagem é mais direta ainda. Isso porque não quero que você perca tempo aqui lendo o que não interessa para simplesmente encher linguica, vou te explicar o porque você, praticante de Parkour ou de alguma outra atividade física AINDA  precisa usar Tênis.

Eu já fiz e continuo fazendo um treinamento com os pés descalços ou calçados minimalistas como o Five Fingers da Vibram.  Tanto que tenho uma postagem antiga do site falando um pouco sobre o assunto e minha experiência com este tipo de calçado. E você pode conferir esta postagem clicando aqui.

Eu iria compartilhar com vocês a minha experiência propria com o treino descalço, conhecido como "Barefoot", mas você ler esta experiência no link que passei aqui em cima. Decidi nesta postagem não usar a minha opinião de forma tão crua, foi então que li uma matéria antiga do site "Papo de Homem" e decidi compartilhar trechos desta máteria para complementar a conclusão final do meu argumento.  Então Aprofunde-se!


Correr descalço. Fomos feitos pra isso?


"Os caros tênis de corrida estão matando um dos hobbies mais simples que existem. Entretanto, só o alto custo dos tênis de corrida já supõe que a corrida seja um esporte especializado que precisa de equipamento caro.

O corpo humano evoluiu para ser capaz de correr longas distâncias sem o uso de calçados. Os tênis de corrida só foram inventados no inicio dos anos oitenta. Antes disso, o mais comum era correr descalço ou com calçados “minimalistas”, como sandálias de couro.

Devido ao amortecimento exagerado dos tênis de corrida e à grande variedade de modelos e direcionamento desses tênis, nossos pés são enfraquecidos e nos tornamos suscetíveis a lesões. Estudos mostram que 30% dos corredores se lesionam todo o ano, grande parte deles com problemas nos pés e nas pernas…  Sem o controle de torsão dos tênis, nosso pé é forçado a entrar em um processo de propriocepção, exercendo uma tensão diferente nos tendões e fortalecendo sua base de sustentação. Assim, sua postura é instintivamente ajustada.

Segundo estudos, correr descalço gasta quase 5% menos energia do que correr com tênis de corrida, o que é bem fácil de sentir…

Uma pesquisa com 4.358 corredores mostrou que usar tênis topo-de-linha os deixa 123% mais propensos a sofrer lesões do que corredores com tênis baratos. Durante o período de tempo pesquisado, 45% dos corredores se lesionaram e a variável mais comum entre eles não era o tempo de corrida, distância, velocidade ou terreno, nem mesmo seu peso corporal pareceu influenciar. O preço dos tênis era a variável comum entre os lesionados. Corredores com tênis que custavam mais de 95 dólares estavam duas vezes mais propensos a sofrerem lesões do que corredores com tênis que custavam menos que 40 dólares.

Entendendo os benefícios do treino e do fortalecimento dos pés, empresas como a Nike têm até campanhas para tratar o treino descalço como um complemento:





Link YouTube | A Nike quer que você corra descalço. Tá. E o McDonald’s quer que você coma salada.

Ao remover os tênis amortecidos, nossa pisada muda e naturalmente passamos a evitar o uso do calcanhar como ponto de contato com o chão, passando a utilizar ou a frente do pé ou uma pisada mais neutra com o meio do pé, diminuindo o impacto no calcanhar. Mesmo em superfícies mais rígidas, a quase total ausência do impacto no calcanhar possibilita que a corrida descalça não seja um problema.





Link YouTube | Vejam em detalhes como seus pés se comportam durante uma corrida descalça.

Para quem tem interesse em começar, é importante ir testando e sentindo a pisada. Em um primeiro momento, correr distâncias curtas ajudar a acostumar os pés às novas superfícies. Bolhas deverão aparecer enquanto o pé se acostuma com o atrito. Tenha cuidado com superfícies que possuem pedras e vidros: esses são os maiores inimigos do corredor descalço".

Fonte:  Papo de Homem
http://papodehomem.com.br/va-descalco/

Posso começar a Treinar Descalço?


Após pensar muito a respeito preciso lhe pedir que não tente começar a treinar descalço. Te peço isso principalmente se você está começando a Treinar Parkour ou alguma outra atividade fisica agora.

Se você começou a correr ou treinar há pouco tempo não adianta ficar descalço e começar um método novo de Treino. Te indico que treine com seu Tênis, o amortecimento irá evitar lesões sérias que possam aparecer pelo excesso de treinamento ou pelo excesso de impacto nos seus pés. Caso você tenha duvidas sobre o que pode acontecer se você não tiver o preparo e treinamento adequado para o treinamento descalço lhe indico este artigo (em inglês). http://www.smh.com.au/executive-style/fitness/born-this-way-but-barefoot-running

Então te digo, Não! Você ainda não deve mudar seus hábitos e andar descalço pelo mundo. Seu corpo já está acostumado ao uso do tênis e você para treinar descalço precisará passar por um longo período de preparo e adaptação para que este tipo de atividade renda bons resultados em seus treinos e em sua Saúde.

É muito bom treinar descalço mas este tipo de treinamento exige muito mais atenção, fôlego e resistência e claro muito cuidado já que seu corpo estará a mercê de fatores externos e da gravidade.  Pense bem antes de mudar seu calçado ou aposentar o seu atual, afinal de contas ele e seu amortecimento estão te protegendo diariamente.

Leia também:  Treinar descalço é bom, mas não é pra qualquer um! 

Bons treinos!

Entre em Contato


Fale Conosco

Avenida 9 de Julho, 50 A
Bela Vista - São Paulo / SP
Horário de atendimento:

Segunda a Domingo - 10:00 as 18:00 horas.

Fale conosco por Email

contato@parkourbrazil.com

WhatsApp | Telefone | SMS

(+55 11) 98140-0942